ePrivacy and GPDR Cookie Consent management by TermsFeed Privacy Policy and Consent Generator · Dra. Rosi Balbinotto · Investigação da Infertilidade ·

O QUE FAÇO Investigação da Infertilidade

É infertilidade definida como a incapacidade de conseguir gravidez bem-sucedida após 12 meses ou mais de relações sexuais, regulares, sem uso de métodos de anticoncepção.

Investigação

A investigação inclui o casal.

A mulher através da:

  • Anamnese (detalhamento do ciclo menstrual, histórico clínica, cirurgias, doenças prévias, sintomas atuais e evolução, tempo de infertilidade) ;
  • Exames Tsh, prolactina e FSH;
  • Histerossalpingografia (radiografia das trompas) para avaliação tubária;
  • Exame de Chlamydia trachomatis;
  • Ultrasonografía pélvica transvaginal.

O Homem através da:

  • História clínica, cirúrgica e doenças prévias;
  • Exame espermocitograma.
Idade Para Gestar X Reserva Ovariana

A idade da mulher é um fator muito importante na infertilidade, quando chega aos 35 anos ocorre diminuição da reserva ovariana, mas com endometriose, a reserva ovariano pode diminuir antes desta idade.

A reserva ovariana é a quantidade de óvulos disponíveis no momento do dia da coleta. Pode ser reduzida em várias situações, como por exemplo por cistos ovarianos antes da cirurgia e depois de cirurgia da pelve, cirurgias junto ao ovário e em cirurgias de cistos, tipo o endometrioma.

Importante:

Paciente que se submete a cirurgia na pelve e ou infértil, nulípara (sem filhos) deveria ser orientada para a coleta de óvulos, pois qualquer procedimento cirúrgico na pelve pode provocar uma alteração no número de óvulos.

Investigação Cirúrgica

Videolaparoscopia Cirúrgica
  • Avaliação tubária de permeabilidade (passagem de contraste pela trompa) e alteração da sua anatomia;
  • Ressecção e cauterização de focos de endometriose peritonial;
  • Endometrioma: pode ser tratado conservadoramente, com a drenagem do conteúdo, da retirada da cápsula. Irá depender do tamanho do endometrioma, se é recidiva e da reserva ovariana;
  • Histeroscopia diagnóstica e/ou cirúrgica (avaliação endoscópica do interior do útero) em pacientes de aborto de repetição, suspeita de endometrite, sinéquias, miomas submucosos, alterações anatômicas.
Videolaparoscopia Cirúrgica para paciente com risco de obstrução intestinal e ou ureteral

A cirurgia é realizada com Equipe Multidisciplinar (cirurgião proctologista, urologista e o ginecologista), preservando órgãos pélvicos (útero, ovários e trompas se normais), realiza-se ressecção da endometriose intestinal ureteral, dependendo do grau de comprometimento, digo o risco de obstrução intestinal e ou ureteral.

Vídeohisteroscopia Diagnóstica e/ou Cirúrgica

Histeroscopia diagnóstica e/ou cirúrgica (avaliação endoscópica do interior do útero) em pacientes de aborto de repetição, suspeita de endometrite, sinéquias, miomas submucosos, alterações anatômicas.

Tratamento em Centro de Infertilidade

Pode ser necessário encaminhamento para serviços especializados.
Vai depender da permeabilidade tubária e anatomia tubária para ser encaminhada para:

  • Inseminação
    Permeabilidade e anatomia da trompa uterina preservada;
  • Fertilização In Vitro
    Trompas uterinas obstruídas.

Agendamento de Consultas

Para agendamento de consulta ligue
ou envie uma mensagem por WhatsApp.
Nosso atendimento é personalizado e estamos a sua disposição.

(51) 4063 8807 (51) 99118 6100

Sobre a Dra. Rosi Balbinotto

Sou especialista, membro e certificada na atuação em endoscopia ginecológica pela FEBRASGO, membro e certificada em cirurgia videolaparoscópica pela SOBRACIL, especialização pela sociedade brasileira do trato genital inferior e colposcopia, membro da SOGIRGS e Mestrado em Cirurgia pela UFRGS.

A vontade de fazer Medicina foi por uma busca de conhecimento, por ser uma pessoa sempre à procura de porquês. Tudo tinha uma razão de ser, e às vezes mais de uma, a vida não é feita de uma única explicação. Perdi minha mãe quando eu tinha 5 anos, e estes porquês começaram tão cedo em mim, que já não me lembro mais. Desde criança queria ser alguém que pudesse ajudar os outros. Ao ajudar, ensinando o que aprendi, aprendendo o que me ensinaram de volta, um ciclo. Todo o ano eu avalio novas expectativas e novos planos.

Com 12 anos, minha bisavó Concilia veio morar com a gente, para fazer companhia para minhas irmãs e eu. Ela sempre me contava histórias da sua vida quando adulta no interior de Camaquã, que era parteira e anotava os nomes das gestantes e dos bebês que atendia em um caderninho, e me enchia de curiosidade sobre a vida. Ela foi uma mulher muito forte.