ePrivacy and GPDR Cookie Consent management by TermsFeed Privacy Policy and Consent Generator · Dra. Rosi Balbinotto · Tratamento de Patologias Vulvares ·

PATOLOGIAS Patologias Vulvares

As patologias mais frequentes são:

Vulvovaginites

São infecções causadas por germes (bactérias ou fungos), provocando secreção vaginal, coceira (prurido) na vagina e vulva, às vezes com muito desconforto e dor. 

Úlceras, Vegetações, Espessamentos e Mudanças de Cor

São patologias provocadas por: vírus e/ou bactérias, tipo HPV, Herpes, e processos alérgicos, displásicos (alterações celulares com risco de câncer de vulva), e câncer de vulva.

O Líquen escleroso, condição autoimune, pode surgir em todas as idades, aumentando na menopausa. O tratamento do Líquen é medicamentoso, podendo ser usado o Laser Íntimo em protocolos específicos.

Dermatites Vulvares

A maioria são por processos alérgicos, em mulheres com atopia, apresentam muita coceira (prurido), simétricos e com eczema de pele e mucosa.

Abcessos e Infestações

Inflamação de folículos pilosos (pelo) e glândulas da região genital: Hidradenite, Bartolinite.
Infestações por escabiose, vermes e pediculose (piolho).

Alterações "Anatômicas"
  • Hipertrofia dos Pequenos Lábios
    Aumento ou espessamento, unilateral ou bilateral dos pequenos lábios vulvares, às vezes acompanhada de aumento da pele do prepúcio do clítoris.
  • Agenesia Vaginal - Malformações Uterinas / Vaginais
    Diagnóstico deve ser feito ao nascimento, e o quanto mais cedo possível, indicando o tratamento cirúrgico em equipe multidisciplinar (cirurgião/pediatra/psiquiatra).
  • Alargamento / Afrouxamento da Parede Vaginal e do Períneo
    Com a perda do colágeno, grandes mudanças de peso corporal, ocorre afrouxamento das fáscias e musculatura do períneo(vulva) e da vagina.
  • Perda do Colágeno e Mudanças da Cor da Vagina e Vulva
    O Laser é usado para estimular a formação de colágeno, clareamento e incontinência urinária por uretrocele de grau leve.
  • Atrofia Genital (Vaginal e Vulvar)
    Diminuição do estrogênio em várias situações, principalmente o climatério, ocorre o afinamento da mucosa vaginal e vulvar, causando sintomas em algumas pacientes: fissuras (abertura da mucosa), dor na relação sexual, infecções de repetição e até infecção urinária. O tratamento pode ser medicamentoso e hoje pode ser usado o Laser Íntimo, uma nova tecnologia específica para as mucosas genitais.

Agendamento de Consultas

Para agendamento de consulta ligue
ou envie uma mensagem por WhatsApp.
Nosso atendimento é personalizado e estamos a sua disposição.

(51) 4063 8807 (51) 99118 6100

Sobre a Dra. Rosi Balbinotto

Sou especialista, membro e certificada na atuação em endoscopia ginecológica pela FEBRASGO, membro e certificada em cirurgia videolaparoscópica pela SOBRACIL, especialização pela sociedade brasileira do trato genital inferior e colposcopia, membro da SOGIRGS e Mestrado em Cirurgia pela UFRGS.

A vontade de fazer Medicina foi por uma busca de conhecimento, por ser uma pessoa sempre à procura de porquês. Tudo tinha uma razão de ser, e às vezes mais de uma, a vida não é feita de uma única explicação. Perdi minha mãe quando eu tinha 5 anos, e estes porquês começaram tão cedo em mim, que já não me lembro mais. Desde criança queria ser alguém que pudesse ajudar os outros. Ao ajudar, ensinando o que aprendi, aprendendo o que me ensinaram de volta, um ciclo. Todo o ano eu avalio novas expectativas e novos planos.

Com 12 anos, minha bisavó Concilia veio morar com a gente, para fazer companhia para minhas irmãs e eu. Ela sempre me contava histórias da sua vida quando adulta no interior de Camaquã, que era parteira e anotava os nomes das gestantes e dos bebês que atendia em um caderninho, e me enchia de curiosidade sobre a vida. Ela foi uma mulher muito forte.